NSX – o “super Honda” apresenta-se no Estoril
O autódromo do Estoril anda, por estes dias, numa enorme azáfama, recebendo centenas de jornalistas europeus que, até ao final deste mês, ali descobrem a "reencarnação" de um dos modelos míticos da Honda: vinte e seis anos depois da sua apresentação e onze após o fim da produção, o fantástico superdesportivo NSX está de volta e de novo num concentrado de tecnologia que o coloca entre os mais avançados no seu tempo! Se puder, tente "meter o nariz" nas bancadas da pista do Estoril só para admirar o novíssimo Honda NSX. Ou até poderá ter a sorte de o encontrar nas estradas circundantes.
O caso não é para menos, pois o Honda NSX é dos superdesportivos tecnologicamente mais avançados e eficazes. Trata-se de um híbrido com motor V6 3.5 biturbo de 507 cv em posição central-traseira, auxiliado por… três motores eléctricos: um colocado atrás, junto do motor térmico, com 48 cv; dois no eixo dianteiro, com 37 cv cada (74 cv no total), trabalhando cada um na sua roda. Ou seja, o NSX é um carro de tracção integral com uma potência total de 581 cv e 646 Nm que usa uma caixa automática de dupla embraiagem com nove velocidades e grandes patilhas no volante. A parte genial é como a Honda põe a funcionar este sistema que designa por SH-AWD (Sport Hybrid Super Handling AllWheel Drive)!
Ou seja, os motores fazem com que as duas rodas não girem à mesma velocidade, para que a tracção seja sempre a ideal e o NSX se mantenha agarrado ao interior da curva. Como fazem os sistemas de vectorização de binário, mas aqui muito mais rápido e eficaz! Este sistema é decisivo para tornar de eficácia suprema um carro que, já de si, tem um chassis, umas dimensões e uma repartição de pesos ideais para garantir uma dinâmica extremamente apurada, mesmo para condução em pista.
O outro enorme problema do Honda NSX é… ter uma produção muito limitada, pela sua complexidade, não só da parte mecânica mas também de todo o chassis que junta a zona dianteira em fibra de carbono aos restantes componentes em alumínio e aços de elevada resistência. Isso faz com que sejam feitas menos unidades do que os mercados de todo o Mundo gostariam de ter para vender. Na Europa haverá apenas oito pontos de venda que centralizarão todas as encomendas e as entregas começam no último trimestre deste ano… para quem já o encomendou.
Se o quiser encomendar agora, certamente que o irá receber mais tarde e… tem de ser forte para aguentar a notícia que aí vem: em Portugal, com as nossas "taxas e taxinhas" e apesar de ser um híbrido, o Honda NSX ficará em torno dos 200 mil euros. E se pretender o opcional dos travões da Brembo com discos carbocerâmicos terá de despender à volta de mais uma dúzia de milhares de euros. Mas é um "maquinão" soberbo, não é?!...